quarta-feira, 22 de junho de 2011

Concurso de Quadras Sebastianas - Quadras escolhidas pelo júri

Prémio Juvenil: 10 – 18 anos
Quadra Nº. 16
Para Inglaterra emigrei
Há um mês e três semanas.
Mas juro que voltarei
Pr’as festas Sebastianas.
“Xuxuzinho”
João Paulo Costa
Freamunde

1º. Prémio – Quadra Nº. 137
Mar imenso, céu sereno
Universo… sol em chamas
Tudo se torna pequeno
Nas festas Sebastianas.
“Estrela”
Maria Aurora Silva Marques – Ferreira

2º. Prémio - Quadra Nº. 155
“Sebastianas” são telas
Onde os “Pedaços de Nós”
As pintam com aguarelas
Que a Freamunde dão voz!
“Mira Flores”
Maria Bernardete Duarte José
Portimão

3º. Prémio - Quadra Nº. 83
Ouvindo a banda tocar
Com o povo à volta dela,
Prepara-te para cantar
O Hino e a Gandarela.
“Avlis”
Bento Ferreira Silva Bessa
Lamoso

Menções Honrosas

Quadra Nº. 17
Venham as “vacas de fogo”!
Venha o “mel”! Haja alegria…
Pois os folguedos do povo
São verdadeira poesia!...
“Trevo”
Maria Amélia Brandão Azevedo
Estoril

Quadra Nº. 24
Tu, com água me molhaste,
Eu, com beijos t’inundei,
Freamunde me mostraste,
Teu “mel” é ouro de lei…
“Visitante Feliz”
Júlio Silva Máximo Viegas
Queijas

Quadra Nº. 75
Mesmo c,o a vida em pantanas
Devido à gente ir em tretas…
Eu vou às Sebastianas
Nem que chovam picaretas…
Calidano”
Bernardino Monteiro Machado
Vila das Aves

Quadra Nº. 97
Se este país anda triste
Cheio de tantos sacanas
Ter alegria consiste
Em ir às “Sebastianas”.
“Gaiteiro de Lisboa”
Renato Manuel Bravo Valadeiro
Estremoz

Quadra Nº. 117
A Procissão, o Cortejo,
Muitas bandas a tocar…
Freamunde és um desejo
…E eu desejo cá ficar!
“Jaquina”
Sofia da Conceição Henriques
A-da-Gorda

Quadra Nº. 135
E num toque de magia,
Freamunde se ilumina
Fogo, música… alegria
A marcha que nos fascina.
“O Ruivo”
Jorge Marcelo Marques Neto Silva
Ferreira

Quadra Nº. 170
O meu ouro penhorei
Vendi jóias, porcelanas…
Mas a Freamunde irei
Às Festas Sebastianas
“Zé Sério”
Aquilino do Nascimento Pereira Tojal
Figueiró

Quadra Nº. 179
Sou velha mas com folia.
Aqui ninguém me confunde.
Saio ao romper do dia
Das festas de Freamunde.
“Lulu”
Luís Manuel Ribeiro Brito Moreira
Freamunde

Elementos do Júri:
Maria do Carmo Bessa Correia
Nelson Taipa Lopes
Adolfo Ernesto Taipa Pereira

Sem comentários: